04/07/2012

Medicina indiana ganha destaque com ‘Caminho das Índias’

chirurgie-table

Roupas, dança, acessórios, relacionamentos. A Índia está na moda tanto por conta da novela Caminho das Índias quanto pelo filme Quem Quer Ser um Milionário?, vencedor de oito estatuetas do Oscar. E que tal conhecer mais um aspecto da cultura indiana? Com mais de 5 mil anos de história, a Ayurveda (ayur significa vida e, veda, ciência) começou a ganhar popularidade no ocidente há poucos anos. “Isso ocorreu quando a introdução de seus tratamentos corporais em spas do mundo todo passou a demonstrar seus princípios e benefícios”, conta Gustavo Albanesi, diretor de marketing da ABC Spas e proprietário do Buddha Spa.

Os tratamentos aliam plantas medicinais, meditação, massagem, ioga, dieta, aromaterapia, entre outros. “A Ayurveda é indicada para casos de enxaqueca, insônia, intestino preso, gastrite, problema de articulação, inflamação, problemas de coluna. Busca equilibrar o corpo, a mente e o espírito”, afirma Puja Punita, coordenadora da área de massagem do Buddha Spa.

A medicina ayurvédica afirma que há três humores biológicos, chamados de doshas. O excesso ou a deficiência das características de algum deles gera alterações no corpo e, portanto, as terapias têm como meta equilibrá-los.

“O dosha kapha tem como elementos predominantes a água e a terra e quem tende para ele pode apresentar retenção de líquidos e tendência à obesidade. O pitta é fogo e terra e caracteriza pessoas agitadas, com boa digestão, mas estressadas. O vata é ar e éter e a pessoa normalmente tem problemas na articulação e tendência a intestino preso”, relata Puja.
Para ler mais desta matéria clique aqui